top of page

Foi rápida a percepção de que havia uma grande aceitação para um mercado de novos serviços baseados em streaming de conteúdos multimédia. O IPTV foi uma das aplicações que mais interesse gerou entre empresas de telecomunicações que começaram a poder oferecer serviços mais personalizados e conteúdo on demand específico aos seus utilizadores. Agora grandes empresas como o Youtube e o Spotify viram o seu crescimento ser exponencializado devido aos então novos serviços on demand que providenciavam.

​

O Youtube foi uma das primeiras empresas de grande destaque nesta área e que distribui videos on demand por meio de streaming de forma gratuita. Esta empresa criou uma plataforma para partilha de videos que podem ser acedidos a qualquer altura pelos seus vários utilizadores. O Youtube faz uso de uma arquitectura de rede Client-Server, qualquer utilizador ligado à Internet consegue pedir conteudo específico aos servidores do Youtube que lhe é servido em tempo real através de uma stream continua de dados mutimédia. Um serviço semelhante é trazido pelo Spotify ou pela Deezer que disponibilizam grandes bibliotecas de música de vários artistas que podem ser acedidas on demand pelos seus utilizadores. Outras empresas como a Netflix, usando a mesma tecnologia de distribuição de videos através de streaming, servem aos seus utilizadores, mediante pagamento, conteúdo exclusivo como séries, filmes e produções originais, na altura desejada.

​

Numa área relacionada, operadores de telecomunicações como a MEO ou a NOS, fazendo uso de tecnologias potenciadas por aplicações de streaming como IPTV ou VoIP, conseguem fornecer serviços triple-play personalizados e específicos a cada utilizador. Usando linhas de fibra ótica que permitem grandes larguras de banda, são criadas enormes redes multicast que permitem servir conteúdo específico e adaptado às características de utilização do cliente e ao seu escalão de pagamento. Este tipo de experiência, mais personalizada a cada utilizador, é melhorada devido à possibilidade deste último de interagir com o serviço em tempo real, podendo escolher de entre várias opções e comandos.

​

É interessante ainda referir serviços como os fornecidos pelo Skype que permitem fazer chamadas de voz ou manter uma videoconferência entre vários pontos numa rede. O Skype faz uso de uma arquitetura de rede P2P mesh-pull idealmente adaptada para transmissões de streaming multimédia point-to-point ou point-to-multipoint. Este tipo de serviço permite aos seus utilizadores comunicar com uma ou mais pessoas através de chamadas de voz ou de vídeo em tempo real através da internet. Outro exemplo interessante é o Facebook Live que cria a possibilidade para qualquer utilizador da plataforma de partilhar através de streaming, videos seus em tempo real com outros utilizadores.

Refletindo sobre os vários serviços aqui descritos torna-se evidente o contributo que as transmissões streaming de multimédia em tempo real trouxeram para a disponibilização de contéudo multimédia on demand e o efeito que isso teve na experiência do utilizador final.

SERVIÇOS DE STREAMING DE VÍDEO

bottom of page