top of page

A secção sobre previsões futuras foi elaborada com base numa conferência disponível online, sob o título: “The future of live streaming”, disponível no vídeo em baixo.

Streaming de conteúdos multimédia depende intimamente das capacidades da Internet, e as previsões futuras apontam para que a transmissão de conteúdos em streaming possa cada vez mais aumentar a resolução da imagem transmitida (resolução 4K), com o aumento da largura de banda disponível.

Actualmente, streaming de conteúdos multimédia não está limitado às plataformas mais conhecidas como o Youtube ou Netflix, qualquer pessoa pode fazer streaming de vídeo num website, quer seja live streaming ou on-demand. Aplicações como Periscope, Meerkat ou Livestream permitem que qualquer evento possa ser visualizado live na Internet, prevendo que no futuro qualquer evento possa ser Live Streamed na Internet.

Desenvolvimentos futuros poderão possibilitar a transmissão de conteúdos em 3D em streaming (vídeo 3D) transmitindo frames de vídeo diferentes, uma para o olho esquerdo e outra para o direito, de modo a criar a perspectiva de profundidade, e ainda a possibilidade de live streaming de conteúdo VR (virtual reality), para a qual já existe muita procura particularmente para as grandes ligas desportivas e para debates políticos [10]. Deste modo, a interacção do utilizador com o vídeo em streaming é exponenciada, prevendo que esta se torne cada vez mais activa na escolha do conteúdo que pretende visualizar.

PERSPECTIVAS FUTURAS

Video 2: Conferência "The Future of Live Streaming"

bottom of page