top of page

Para fazer streaming de um determinado ficheiro multimédia é necessário dividir o ficheiro, audio e/ou video comprimidos, em pacotes de dados para que cada pacote de dados seja enviado sequencialmente ao cliente. Sabendo que o ficheiro não é enviado na sua totalidade, o tamanho do mesmo não tem especial relevância, contudo, uma grande preocupação foca-se no caso de se perderem pacotes de dados ao longo da transmissão na rede.  Com efeito, quanto mais pacotes se perderem, maior será a perda de qualidade do conteúdo.

​

Para um stream ser transmitido pela internet, existem  alguns protocolos a seguir. Dois dos principais protocolos são Transfer Control Protocol (TCP) e User Datagram Protocol (UDP). Se um dos pacotes se perder na transmissão TCP, o servidor reenvia o pacote perdido ao cliente antes de enviar os pacotes seguintes, o que causa um atraso significativo na transmissão. Deste modo, o protocolo TCP enfatisa especiamente a integridade e fiabilidade do conteúdo e não tanto os requerimentos de tempo, o que o torna mais apropriado para envio de ficheiros e informação crítica e não tanto para streaming.

​

A adopção de User Datagram Protocol (UDP) e Real Time Streaming Protocol (RTSP) torna a transmissão de conteúdos bastante mais eficiente. O protocolo RTSP é uma layer de protocolos de transporte que proporciona mecanismos para enviar e receber aplicações para streaming de multimédia. Apesar de o protocolo RTSP poder estar incluído tanto em TCP como em UDP, este tipicamente é associado ao protocolo UDP. Ao contrário do protocolo TCP, se um dos pacotes de dados se perder na transmissão, o protocolo UDP  não o reenvia e o servidor continua a enviar a informação seguinte ao cliente. A perda de pacotes causa uma breve interrupção na stream. Com efeito,o uso de RTSP com UDP tem como característica o cumprimento dos requerimentos de tempo e não tanto a integridade ou fiabilidade dos pacotes de dados.

​

Contudo, alguns fornecedores de conteúdos de streaming preferem não usar os protocolos UDP e RTSP uma vez que existem firewalls que os bloqueiam, e outros protocolos que oferecem uma ligação mais fiável.

PROTOCOLOS DE REDE: TCP, UDP E RTSP

bottom of page